Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma vida igual a outras

Aqui nada se escreve, tudo se transforma... Uma história de vida igual a outras...

Aqui nada se escreve, tudo se transforma... Uma história de vida igual a outras...

Uma vida igual a outras

24
Fev15

Eu e o Masterchef

Cris

MasterChef-Portugal-Season2-TVI-fevereiro.jpg

 

Aqui a Tininha, perdeu a cabeça e decidiu no passado mês de Outubro inscrever-se no famoso programa de televisão de culinária Masterchef.

Para finalizar a minha experiencia vivida quero partilhar convosco aquilo que vivenciei e que aprendi como Masterchef por dois dias.  

Tudo começou no dia 9 de Dezembro no hotel Holiday inn em Gaia onde uma parte de 2500 dos 7000 inscritos iriam mostrar as suas habilidades como chefs de cozinha.

  Então as 7:20 da manhã lá me apresentei eu no hotel onde retirei a minha senha com o numero B79. Fomos todos reencaminhados para fora do Hotel numa fila um a um e com a geleira do lado esquerdo onde ficamos a conhecer o António. O António é um gajo bastante moreno de média estatura com um sorriso que só de olhar para ele dá vontade de rir. Basicamente o que tínhamos de fazer era sorrir e mostrar um ar de super felizes enquanto o António passava a correr com a câmara de filmar.

Tarefa que se tornou difícil para não dizer quase impossível as 8 da manha com um frio de cortar as orelhas e que a vontade de tirar as mãos dos bolsos era NULA.

Ao fim de 2 horas com o António a correr lá começaram a entrar grupos de 20 pessoas de cada vez. 

  Durante este tempo que estive na fila deu para analisar muita coisa... 99% das geleiras comercializadas em Portugal são Azuis.... há pessoas que tratam as sapateiras por lagostas, e essas mesmas pessoas conseguem sentir através das energias das pessoas se passam ou não. Estive quase para lhe ir perguntar se eu passava, caso a resposta fosse que não eu teria me vindo embora  ainda bem que não o fiz, porque no Jamor percebi que a dita "sensibilidade" da pessoa estava um pouco desafinada...  

Depois de mais algumas horas a seca e de uma mini entrevista onde tive de afirmar que era muita boa na cozinha, la chegou a nossa vez.... aquilo foi um bocado confuso, passamos para outra sala onde fizemos o Chek in e nos foi entregue o nosso numero de inscrição e nos tiraram uma fotografia. Foi me entregue o Numero 4168. Depois de mais algum tempo a espera la fomos chamados para outra sala desta vez ja com cadeiras onde teria-mos de esperar pela nossa vez para passarmos para a sala de empratamento. Estava uma senhora com os nossos questionários de inscrição na mão e chamava as pessoas pelo nome e pela ordem de chegada para a tal sala. Como sempre, a minha sorte acompanhou-me e a entrada nessa sala parou em mim  e para ajudar chegou a hora do almoço, onde fui "barricada" por mais duas horas nessa tal sala de espera, estando eu mais que confiante que seria a próxima a entrar. Duas horas mais tarde, e depois de ter marchado um bacalhau com broa que estava divinal da minha colega Joana, assisti ao melhor momento do dia, um senhor chegou a nossa beira e muito sério olhando para o bacalhau exclamou: olha olha... quem diria, polvo a lagareiro!!!!! aquilo foi risota geral ( neste momento engulo em seco, quando me recordo que essa mesma pessoa levou uma colher no Jamor) .... Entretanto os chefs voltaram do almoço ( deixa-me intrigada o facto de passaram uma manha a comer ( provar) ainda terem estômago para ir almoçar) e la começaram a chamada, e como disse anteriormente, la me levantei para me dirigir a sala, quando o nome que chamam não era o meu.... fiz de conta que me levantei para me sacudir e voltei a sentar-me, com a maior cara de estúpida que encontrei no momento.... ate que uma alma caridosa começou a reclamar que eu era a seguinte, e la foram buscar as pessoas que ja tinham entrando pedindo desculpa pela troca de ordem nas fichas, e la fui eu toda contente para a sala de empratamentos.... aquilo correu muito bem, adorei estar na sala de provas ( que era outra sala) e a figura Homem de gelo do chefe.... em que não se consegue ver absolutamente nada através da cara do chefe.... podia ser a pior coisa do mundo.... nada se sabe!!!!! depois de todo esse dia e depois de não sei quantas horas passadas anunciam que os resultados saem via email em janeiro. 

  Janeiro chegou, o email também e com isso uma mensagem de telemóvel... fiquei eufórica!!!! afinal estava entre os 500 melhores!!!! 

  No dia marcado lá cheguei a  Lisboa as 7:30... depois de uma curta paragem no porto para carregar passageiros :)   Quando lá cheguei obviamente a fila ja tinha um tamanho assustador, afinal estávamos ali 500 candidatos mais acompanhantes, havia aspirantes a chefs que levaram autocarros inteirinhos com apoiantes, cartazes com fotografias dos concorrentes, megafones, chapéus e mais não sei o quê... aquilo era a loucura total... um desses apoiantes passou a manhã inteira a gritar pela Vivi, essa tal devia estar a torcer os dedos e a desejar aos deuses que se calasse.... Mas ele era rijo, e com uns pulmões admiráveis pois não se calou um minuto, de cartaz em punho e a gritar VIVIIIIIIII ViVIIIIII VIVIIIII...   Apercebi-me também que o meu António tinha sido trocado por um Drone que passava a uma velocidade alucinante a milímetros das nossas cabeças.    Fiz o meu check in e o meu número foi trocado de 4168 para o 203, foi me atribuída a mesa M. Bem la no meio....   Depois de mais algumas horas a espera, la entramos nós em primeiro para conhecer aquele que ia ser o nosso lugar e memorizar bem o sítio e depois para voltarmos a sair e voltar a entrar com o ar de surpresa para as câmaras e nos dirigirmos direitinhos ao nossos lugar. Não sei se foi com o medo da chuva mas as 7 previstas entradas e saídas ficaram mesmo por uma.  

Enquanto tentava ouvir o que um senhor ao microfone dizia e nos explicava o que se iria passar a seguir, estava eu a lutar freneticamente contra um enxame de mosquitos que já não deveria comer aí a uns 15 dias e decidiram degustar-me ali mesmo, na hora exacta onde o drone estava a tirar as minhas imagens....   depois de muitos bla bla bla e da entrada do juri, la tive eu 20 minutos para empratar aquele magnifico prato que representava 463 km percorridos, 60 euros de gasóleo, e 50 euros em portagens.... para que um chef assistente a degustasse. Só os pratos qualificados por este grupo constituído por chefs anónimos e ex concorrentes do programa, é que seriam provados pelo famoso júri.  O meu fantástico prato já estava em cima da mesa, quando um dos chefs convidados, que deveria medir ai 1.90m com os seus olhos azulentos chegou a nossa mesa e da boca dele sai um simpático: Bom Djiaaaaa :)   pensei logo, hummm ok, isto vai correr bem!!!! vamos la mostrar ao chef brasuca como se come em meUgaço...   Depois de ter provado os dois pratos a minha direita la chegou a minha vez, agarrou nos talheres que nos tinham sido entregues e ficou colado a olhar para o suposto "animal" que tinha a sua frente, perguntou: o que é o seu prato? la respondi, mesmo assim continuou sério a olhar para aquilo, agarrou no garfo e literalmente desfez por completo a minha obra de arte toda xpto em camadas, que foi de Melgaço a Lisboa num recipiente próprio ao tamanho, uma lampreia recheada e atada com fios airbag para impedir que se desfizesse durante o caminho e ficasse perfeita no prato depois de ser cortada as rodelas e colocada em camadas. Naquele momento, depois de ele literalmente, como se fosse o zorro ter desfeito todo aquele trabalho, as lágrimas vieram me aos olhos... meteu a boca apenas o recheio e a gelatina.... e a minha lampreia la ficou toda desfeita e com olhar de pena por não ter sido degustada.... ( tal como eu fui pelos mosquitos).  

Despediu-se com um simpático Obrigada e bom djia e la passou para o seguinte concorrente....   Aquilo demorou uma eternidade, e enquanto isso eu fui observando o que se passava nas mesas ao lado.... Quando me ponho a olhar para trás e consigo visualizar de tudo... desde pessoas que tinham 4 pratos em cima da mesa,pratos com mais flores do que propriamente algo comestível,  a bolos tipo de casamento com cara de que tinham saído directamente de uma pastelaria....   Numa das mesas de trás pos me a ver com atenção e verifiquei que o avaliador deveria ser tão pro que não precisou provar nada para sentir o paladar. Simplesmente se limitou a olhar para o prato e a dizer: “Está muito bonito, parabéns", e seguiu para a o concorrente seguinte... eu fiquei abismada....   Depois de mais um bom tempo a espera e de o ultimo avaliador se dirigir para o grupo dos que ja tinha terminado, reconheci-o por ter sido o meu avaliador no porto, la vieram os 3 jurados com as famosas colheres... Para ajudar a minha felicidade que sentia naquele momento no meu grupo calhou o Goucha, que ja tinha assumido por varias vezes publicamente que não gostava de lampreia ( logo eu ja estava automaticamente eliminada) ... Após esta criteriosa avaliação, percebemos que o júri só se dirigiu às pessoas que já tinham sido escolhidas anteriormente, para provar os seus pratos e entregar as colheres... isto porque ouve duas situações que mostrou de caras como aquilo ja estava meio feito.... para não dizer totalmente, uma delas, foi o facto de um juri se dirigir a um lugar vazio para entregar a colher ( supostamente uma dessas pessoas escolhidas anteriormente faltou) então cumprimentou a pessoa que era o numero ao lado perguntou de onde era e seguiu para outra fila... outra situação e foi aí que decidi arrumar as minhas coisas e dar de pernas dali para fora, foi o facto de o Goucha chegar a beira de um concorrente e antes de entregar a colher ( verificar na mesa o numero) começar a reclamar com ele afinal o que é que tinha contra os casacos dele... so ouvi: eu li os vossos questionários, o que é que tem os meus casacos)" e eu pensei.... caramba o homem tem cá uma memoria!!!!!! como é que decorou 500 questionários??? e outro que também ganhou a colher tinha o denominado : Nazi de Gravata... enfim... aquilo foi assim pro de caras.... Um casal marido e mulher que estavam em mesas diferentes, correram ambos com as colheres na mão para se beijarem :) temos casal no Masterchef... ainda vai nascer um bebé no programa.... A minha colega de viagem teve o privilégio de repenicar alguns pratos vencedores da merecida colher de pau, e pode saborear uns deliciosos macarrons com sabor a NADA, uma panacota básica com qualquer coisa azeda por cima ( que não soube identificar o que era) e um simples bolo pão de ló!!!!   Eu  no meio desta confusão toda tive o prazer de verificar e admirar o chef Miguel e posso dizer que ele é bem melhor ao vivo do que na Televisão.... e ele sim, era bem merecido de ser avaliado e degustado aqui por mim :) :) eu bem o gabei no meu questionário mas ele não deveu ficar lá muito interessado!!!! ou então não tem tão boa memoria como o seu colega de programa....   bem, acabando tudo isto e depois de inúmeras insistências da produção para não sairmos, e ja 90% das filas estarem vazias, tive o prazer de ir saborear um kebab no Vasco da Gama e voltar para casa feliz e contente pela minha experiencia Masterchef....

 

Ahhh saí no video de apresentação, consegui passar aí um segundo e qualquer coisa  vamos lá ver sábado se as câmaras gostaram de mim!!!!

 

 
  

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub