Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma vida igual a outras

Aqui nada se escreve, tudo se transforma... Uma história de vida igual a outras...

Aqui nada se escreve, tudo se transforma... Uma história de vida igual a outras...

Uma vida igual a outras

24
Fev15

Eu e o Masterchef

Cris

MasterChef-Portugal-Season2-TVI-fevereiro.jpg

 

Aqui a Tininha, perdeu a cabeça e decidiu no passado mês de Outubro inscrever-se no famoso programa de televisão de culinária Masterchef.

Para finalizar a minha experiencia vivida quero partilhar convosco aquilo que vivenciei e que aprendi como Masterchef por dois dias.  

Tudo começou no dia 9 de Dezembro no hotel Holiday inn em Gaia onde uma parte de 2500 dos 7000 inscritos iriam mostrar as suas habilidades como chefs de cozinha.

  Então as 7:20 da manhã lá me apresentei eu no hotel onde retirei a minha senha com o numero B79. Fomos todos reencaminhados para fora do Hotel numa fila um a um e com a geleira do lado esquerdo onde ficamos a conhecer o António. O António é um gajo bastante moreno de média estatura com um sorriso que só de olhar para ele dá vontade de rir. Basicamente o que tínhamos de fazer era sorrir e mostrar um ar de super felizes enquanto o António passava a correr com a câmara de filmar.

Tarefa que se tornou difícil para não dizer quase impossível as 8 da manha com um frio de cortar as orelhas e que a vontade de tirar as mãos dos bolsos era NULA.

Ao fim de 2 horas com o António a correr lá começaram a entrar grupos de 20 pessoas de cada vez. 

  Durante este tempo que estive na fila deu para analisar muita coisa... 99% das geleiras comercializadas em Portugal são Azuis.... há pessoas que tratam as sapateiras por lagostas, e essas mesmas pessoas conseguem sentir através das energias das pessoas se passam ou não. Estive quase para lhe ir perguntar se eu passava, caso a resposta fosse que não eu teria me vindo embora  ainda bem que não o fiz, porque no Jamor percebi que a dita "sensibilidade" da pessoa estava um pouco desafinada...  

Depois de mais algumas horas a seca e de uma mini entrevista onde tive de afirmar que era muita boa na cozinha, la chegou a nossa vez.... aquilo foi um bocado confuso, passamos para outra sala onde fizemos o Chek in e nos foi entregue o nosso numero de inscrição e nos tiraram uma fotografia. Foi me entregue o Numero 4168. Depois de mais algum tempo a espera la fomos chamados para outra sala desta vez ja com cadeiras onde teria-mos de esperar pela nossa vez para passarmos para a sala de empratamento. Estava uma senhora com os nossos questionários de inscrição na mão e chamava as pessoas pelo nome e pela ordem de chegada para a tal sala. Como sempre, a minha sorte acompanhou-me e a entrada nessa sala parou em mim  e para ajudar chegou a hora do almoço, onde fui "barricada" por mais duas horas nessa tal sala de espera, estando eu mais que confiante que seria a próxima a entrar. Duas horas mais tarde, e depois de ter marchado um bacalhau com broa que estava divinal da minha colega Joana, assisti ao melhor momento do dia, um senhor chegou a nossa beira e muito sério olhando para o bacalhau exclamou: olha olha... quem diria, polvo a lagareiro!!!!! aquilo foi risota geral ( neste momento engulo em seco, quando me recordo que essa mesma pessoa levou uma colher no Jamor) .... Entretanto os chefs voltaram do almoço ( deixa-me intrigada o facto de passaram uma manha a comer ( provar) ainda terem estômago para ir almoçar) e la começaram a chamada, e como disse anteriormente, la me levantei para me dirigir a sala, quando o nome que chamam não era o meu.... fiz de conta que me levantei para me sacudir e voltei a sentar-me, com a maior cara de estúpida que encontrei no momento.... ate que uma alma caridosa começou a reclamar que eu era a seguinte, e la foram buscar as pessoas que ja tinham entrando pedindo desculpa pela troca de ordem nas fichas, e la fui eu toda contente para a sala de empratamentos.... aquilo correu muito bem, adorei estar na sala de provas ( que era outra sala) e a figura Homem de gelo do chefe.... em que não se consegue ver absolutamente nada através da cara do chefe.... podia ser a pior coisa do mundo.... nada se sabe!!!!! depois de todo esse dia e depois de não sei quantas horas passadas anunciam que os resultados saem via email em janeiro. 

  Janeiro chegou, o email também e com isso uma mensagem de telemóvel... fiquei eufórica!!!! afinal estava entre os 500 melhores!!!! 

  No dia marcado lá cheguei a  Lisboa as 7:30... depois de uma curta paragem no porto para carregar passageiros :)   Quando lá cheguei obviamente a fila ja tinha um tamanho assustador, afinal estávamos ali 500 candidatos mais acompanhantes, havia aspirantes a chefs que levaram autocarros inteirinhos com apoiantes, cartazes com fotografias dos concorrentes, megafones, chapéus e mais não sei o quê... aquilo era a loucura total... um desses apoiantes passou a manhã inteira a gritar pela Vivi, essa tal devia estar a torcer os dedos e a desejar aos deuses que se calasse.... Mas ele era rijo, e com uns pulmões admiráveis pois não se calou um minuto, de cartaz em punho e a gritar VIVIIIIIIII ViVIIIIII VIVIIIII...   Apercebi-me também que o meu António tinha sido trocado por um Drone que passava a uma velocidade alucinante a milímetros das nossas cabeças.    Fiz o meu check in e o meu número foi trocado de 4168 para o 203, foi me atribuída a mesa M. Bem la no meio....   Depois de mais algumas horas a espera, la entramos nós em primeiro para conhecer aquele que ia ser o nosso lugar e memorizar bem o sítio e depois para voltarmos a sair e voltar a entrar com o ar de surpresa para as câmaras e nos dirigirmos direitinhos ao nossos lugar. Não sei se foi com o medo da chuva mas as 7 previstas entradas e saídas ficaram mesmo por uma.  

Enquanto tentava ouvir o que um senhor ao microfone dizia e nos explicava o que se iria passar a seguir, estava eu a lutar freneticamente contra um enxame de mosquitos que já não deveria comer aí a uns 15 dias e decidiram degustar-me ali mesmo, na hora exacta onde o drone estava a tirar as minhas imagens....   depois de muitos bla bla bla e da entrada do juri, la tive eu 20 minutos para empratar aquele magnifico prato que representava 463 km percorridos, 60 euros de gasóleo, e 50 euros em portagens.... para que um chef assistente a degustasse. Só os pratos qualificados por este grupo constituído por chefs anónimos e ex concorrentes do programa, é que seriam provados pelo famoso júri.  O meu fantástico prato já estava em cima da mesa, quando um dos chefs convidados, que deveria medir ai 1.90m com os seus olhos azulentos chegou a nossa mesa e da boca dele sai um simpático: Bom Djiaaaaa :)   pensei logo, hummm ok, isto vai correr bem!!!! vamos la mostrar ao chef brasuca como se come em meUgaço...   Depois de ter provado os dois pratos a minha direita la chegou a minha vez, agarrou nos talheres que nos tinham sido entregues e ficou colado a olhar para o suposto "animal" que tinha a sua frente, perguntou: o que é o seu prato? la respondi, mesmo assim continuou sério a olhar para aquilo, agarrou no garfo e literalmente desfez por completo a minha obra de arte toda xpto em camadas, que foi de Melgaço a Lisboa num recipiente próprio ao tamanho, uma lampreia recheada e atada com fios airbag para impedir que se desfizesse durante o caminho e ficasse perfeita no prato depois de ser cortada as rodelas e colocada em camadas. Naquele momento, depois de ele literalmente, como se fosse o zorro ter desfeito todo aquele trabalho, as lágrimas vieram me aos olhos... meteu a boca apenas o recheio e a gelatina.... e a minha lampreia la ficou toda desfeita e com olhar de pena por não ter sido degustada.... ( tal como eu fui pelos mosquitos).  

Despediu-se com um simpático Obrigada e bom djia e la passou para o seguinte concorrente....   Aquilo demorou uma eternidade, e enquanto isso eu fui observando o que se passava nas mesas ao lado.... Quando me ponho a olhar para trás e consigo visualizar de tudo... desde pessoas que tinham 4 pratos em cima da mesa,pratos com mais flores do que propriamente algo comestível,  a bolos tipo de casamento com cara de que tinham saído directamente de uma pastelaria....   Numa das mesas de trás pos me a ver com atenção e verifiquei que o avaliador deveria ser tão pro que não precisou provar nada para sentir o paladar. Simplesmente se limitou a olhar para o prato e a dizer: “Está muito bonito, parabéns", e seguiu para a o concorrente seguinte... eu fiquei abismada....   Depois de mais um bom tempo a espera e de o ultimo avaliador se dirigir para o grupo dos que ja tinha terminado, reconheci-o por ter sido o meu avaliador no porto, la vieram os 3 jurados com as famosas colheres... Para ajudar a minha felicidade que sentia naquele momento no meu grupo calhou o Goucha, que ja tinha assumido por varias vezes publicamente que não gostava de lampreia ( logo eu ja estava automaticamente eliminada) ... Após esta criteriosa avaliação, percebemos que o júri só se dirigiu às pessoas que já tinham sido escolhidas anteriormente, para provar os seus pratos e entregar as colheres... isto porque ouve duas situações que mostrou de caras como aquilo ja estava meio feito.... para não dizer totalmente, uma delas, foi o facto de um juri se dirigir a um lugar vazio para entregar a colher ( supostamente uma dessas pessoas escolhidas anteriormente faltou) então cumprimentou a pessoa que era o numero ao lado perguntou de onde era e seguiu para outra fila... outra situação e foi aí que decidi arrumar as minhas coisas e dar de pernas dali para fora, foi o facto de o Goucha chegar a beira de um concorrente e antes de entregar a colher ( verificar na mesa o numero) começar a reclamar com ele afinal o que é que tinha contra os casacos dele... so ouvi: eu li os vossos questionários, o que é que tem os meus casacos)" e eu pensei.... caramba o homem tem cá uma memoria!!!!!! como é que decorou 500 questionários??? e outro que também ganhou a colher tinha o denominado : Nazi de Gravata... enfim... aquilo foi assim pro de caras.... Um casal marido e mulher que estavam em mesas diferentes, correram ambos com as colheres na mão para se beijarem :) temos casal no Masterchef... ainda vai nascer um bebé no programa.... A minha colega de viagem teve o privilégio de repenicar alguns pratos vencedores da merecida colher de pau, e pode saborear uns deliciosos macarrons com sabor a NADA, uma panacota básica com qualquer coisa azeda por cima ( que não soube identificar o que era) e um simples bolo pão de ló!!!!   Eu  no meio desta confusão toda tive o prazer de verificar e admirar o chef Miguel e posso dizer que ele é bem melhor ao vivo do que na Televisão.... e ele sim, era bem merecido de ser avaliado e degustado aqui por mim :) :) eu bem o gabei no meu questionário mas ele não deveu ficar lá muito interessado!!!! ou então não tem tão boa memoria como o seu colega de programa....   bem, acabando tudo isto e depois de inúmeras insistências da produção para não sairmos, e ja 90% das filas estarem vazias, tive o prazer de ir saborear um kebab no Vasco da Gama e voltar para casa feliz e contente pela minha experiencia Masterchef....

 

Ahhh saí no video de apresentação, consegui passar aí um segundo e qualquer coisa  vamos lá ver sábado se as câmaras gostaram de mim!!!!

 

 
  

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D